Publicações

Imprensa, Poder e Crítica

Alexa Cultural, 2006

imprensa-poder-e-criticaLivro busca demonstrar que em textos de crítica literária podem ser identificadas interferências de poder sobre uma, duas, ou sobre as três instâncias da divulgação da literatura em jornais - o autor do texto, o leitor e o editor, entendido este último como o jornalista em posição de decidir sobre a publicação. Para Botelho a imprensa cai na armadilha que ela própria criou; não consegue divulgar literatura sem uma conveniente ligação com uma efeméride, seja aniversário, seja qualquer celebração semelhante.

Costelas de Heitor Batalha

Editora Generale, 2014

Romance dedicado ao público jovem. No enredo, um moço de 23 anos sofre um acidente e, em sua agonia, revisita suas lembranças amorosas. Um livro que retrata o universo amoroso do ponto de vista masculino.

Redação Empresarial Sem Mistérios

Editora Gente, 2010

redacao-empresarial-sem-misteriosAo longo de sua carreira como repórter e como líder de equipes de reportagem, Joaquim Maria Botelho colecionou incorreções de escrita. Num texto bem-humorado, com cuidado de professor, vai revelando o que não deve ser feito e como realizar uma redação bem-feita, seja num simples bilhete ou num ofício cerimonioso. O livro é base de um curso de capacitação que o autor oferece a várias instituições. Com apresentação de Audálio Dantas e prefácio de Juca Kfouri, tem sido elogiado por profissionais de todas as áreas.

O Livro de Rovana

Pasavento Editora, 2016

livro-de-rovanaA tocante história de uma menina, nascida surda-muda em razão de uma síndrome rara, e que aprendeu a ler e a escrever, aos 13 anos, antes mesmo de aprender a falar. Seus 194 cadernos de diários escritos ao longo da vida levaram o autor a um trabalho de garimpo para contar essa história de perseverança e de superação. O livro tem sido adotado para debates em vários Clubes de Leitura de todo o país.

Gerenciamento de carreira do executivo brasileiro: uma ciência exata

Grupo Catho, 2001

gerenciamento-carreira-executivo-brasileiroO livro traz uma fórmula para ajudar o executivo a chegar ao sucesso profissional e define, passo a passo, o que o profissional precisa fazer para ser promovido, ganhar mais e contornar obstáculos no mercado de trabalho. É possível, comparando os dados disponíveis de maneira sistemática e aplicando as técnicas recomendadas pelo livro, verificar onde e em que momento investir esforço ou dinheiro para estimular o desenvolvimento profissional e facilitar o sucesso na carreira.

Vanusa: A vida não pode ser só isso

Editora Saraiva, 1997

livro-vanusa-a-vida-no-pode-ser-so-issoLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Hendrerit dolor magna eget est lorem ipsum dolor sit amet. Parturient montes nascetur ridiculus mus mauris. Id donec ultrices tincidunt arcu non sodales. Venenatis a condimentum vitae sapien pellentesque. Tincidunt eget nullam non nisi est sit amet. Nam aliquam sem et tortor consequat id porta nibh venenatis. Enim lobortis scelerisque fermentum dui faucibus.

Banzai Brasil

1998

banzai-brasil-livroO jornalista Joaquim Maria Botelho celebrou, neste livro, o aniversário de 75 anos da imigração japonesa à cidade de São José dos Campos. Um trabalho de pesquisa que conseguiu levantar informações desconhecidas até das gerações de descendentes dos primeiros imigrantes.

  • Participação em antologias de contos na Argentina, Portugal e Alemanha
  • Organização da “Antologia UBE”, com 75 autores, pela Global Editora, 2015
  • Livro “O sucesso é inevitável – coaching e carreira”, de Maurício de Paula (edição de texto), Editora Futura, 2005
  • Artigos na Revista Ângulo, das Faculdades Teresa D’Ávila de Lorena, 2002
  • Livro “Caminhos da Solidariedade” (participação), Editora Gente, outubro de 2001
  • Reportagens nas revistas mencionadas e trabalhos de freelancer para a Revista Veja (São Paulo), Revista Ato (São José dos Campos), Jornal Valeparaibano (São José dos Campos) e Revista da Fundação Visconde do Cabo Frio (Brasília)
  • “Terremoto”, tradução do inglês do original Earthquake, de George Fox, para a Global Editora e Distribuidora Ltda.
  • “Buda e Jesus – Diálogos”, tradução do inglês do original Budah and Jesus - Dialogues de Carrin Dunne, para a Editora do Pensamento
  • “O Vale da Morte”, tradução do inglês do original Kilkenny, de Louis L'Amour, para a Global Editora e Distribuidora Ltda.
  • “Glossário Brasileiro de Sensoriamento Remoto”, organização, compilação e tradução de termos técnicos usados em Sensoriamento Remoto, para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • “Mosaico Informativo do Vale do Paraíba”, artigo de abertura do livro Vale do Paraíba - Política e Sociedade, da Editora Santuário, Aparecida, SP, 1993
  • “Revista do Mercado”, publicação da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, voltada para economia, destinada a empresários, 1995/1996 (editor-chefe)
  • “Banzai Brasil – em nome da amizade”, história da colônia japonesa de São José dos Campos, JAC Editora, 1998 (pesquisa, edição e texto)
  • “Mulher – daqui pra frente” – livro institucional da Organização Não-Governamental SOS Mulher, de São José dos Campos – IMESP/1999 (pesquisa, edição e texto)
  • “Ciência e Tecnologia no Brasil” – livro institucional para os 15 anos da Funcate (Fundação de Ciências, Aplicações e Tecnologias Espaciais), São José dos Campos, em produção (pesquisa, edição e texto)
  • “Rainhas da antiguidade: sedução e majestade”, de Dirce Lorimier, orelha, Editora LetraSelvagem, 2012
  • “Ópera de Sabão”, de Marcos Rey, orelha, Global Editora, 2014
  • “O esquife do Caudilho”, de Daniel Pereira, prefácio, Pasavento Editora, 2015
  • “Acerba Dor”, de Décio Zylbersztajn, prefácio, Editora Reformatório, 2017
São 5 da Revista Manchete, todas em PDF (clique no título para ler):