a


      
Joaquim Maria Guimarães Botelho
      Nascimento: 15 de maio de 1955
      Brasileiro, casado, sem filhos
      Profissão: Jornalista (Registro MTB 16.027)
      e-mail: jmbotelho@uol.com.br


      Ocupação atual:

Sócio-diretor da empresa Palas Comunicação Social, prestadora de serviços na área de comunicação a empresas na capital de São Paulo na produção de livros institucionais, planejamento de comunicação e relações com a imprensa.

Autor e instrutor de curso de Técnicas de Redação


      Perfil

Jornalista com grande experiência na formação e coordenação de equipes para veículos da imprensa e equipes para assessorias de imprensa. Especialista em planejamento estratégico de comunicação e gerenciamento de crises. Atuou como diretor de comunicação da Febem em 2003 e 2004, tendo obtido êxito em atenuar efeitos negativos para o Governo do Estado de São Paulo da repercussão maciça da imprensa. Sua atuação o levou a ser guindado à posição de coordenador de imprensa e de comunicação da Secretaria de Estado da Educação, função de assessoramento direto ao secretário Gabriel Chalita.

Ocupou cargos de comando de grandes veículos como TV Globo (chefe de redação em São José dos Campos), TV Bandeirantes (diretor regional de jornalismo em Taubaté) e Revista Manchete (chefe de reportagem no Rio de Janeiro), além de empresas de renome internacional como Embraer (São José dos Campos), onde consolidou entre 1986 e 1990 um house-organ premiado pela ABERJE (Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial). Participava da equipe de discussão de estratégias de publicidade, junto à agência DPZ.

Como diretor de redação de O ValeParaibano (1997 a 1999), de São José dos Campos, elevou o jornal à posição de quarto maior do interior paulista, tendo obtido 12% de aumento de assinaturas e redução de custos de aproximadamente 30%. Era o responsável pela condução das estratégias de divulgação do jornal, contratando agências de publicidade e propaganda, oferecendo briefings e discutindo peças.
Criou uma newsletter semanal de excelente repercussão, Jornal Carreira & Sucesso, para o Grupo Catho (1999 a 2002).

Autor de livros como Gerenciamento da Carreira do Executivo Brasileiro (co-autoria com Thomas A. Case, fundador do Grupo Catho), A vida não pode ser só isso (biografia da cantora Vanusa, pela Editora Saraiva), e de várias traduções do inglês para a Editora Cultrix, Editora do Pensamento e Global Editora, desenvolve pesquisas em sociologia e folclore, como área de interesse complementar. Mestre em Crítica Literária pela PUC/SP, defendeu dissertação (A com louvor) sobre o tema Imprensa, poder e crítica.
Tem excelente trânsito na grande imprensa. Dezenas de jornalistas em posição de destaque no mercado nacional foram seus alunos entre 1989 e 1999, na Universidade de Taubaté.

Lidera pelo respeito e pela motivação. É profissional de resultados, embasados em relacionamento profissional positivo com as redações dos veículos de imprensa e por trabalhos rápidos, eficientes, e de qualidade.


      Experiência anterior

• SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO – (setembro/2004 a julho/2005)
Coordenador de imprensa e comunicação, responsável por uma equipe de 12 jornalistas e 12 relações públicas.
Principais atividades: planejamento de comunicação, relações com a mídia, atendimento a veículos, coordenação de eventos. Produção de material informativo (revista da rede, vídeos, press-releases) e relacionamento com a imprensa.

• FEBEM – Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (janeiro de 2003 a setembro de 2004)
Diretor de Comunicação, responsável por uma equipe de 6 jornalistas e 4 relações públicas.
Principais atividades: planejamento de comunicação e formulação de estratégia de divulgação, com média diária de 60 atendimentos. Coordenação de fóruns de debates regionalizados, e estabelecimento de conceito para produção de material informativo (house-organ, material em vídeo e programetes de rádio) e relacionamento com a imprensa.

• GRUPO CATHO – setembro de 1999 a dezembro de 2002
Prestador de serviços de Comunicação
Principais resultados: coordenação de publicações (onde se inclui livros), criação de política editorial para produção de newsletter semanal e relacionamento com a imprensa.

• JORNAL O VALEPARAIBANO – setembro de 1997 a julho de 1999
Diretor de redação, coordenando equipe de 164 profissionais de jornalismo, industrial e de distribuição
Principais resultados: 12% de aumento no volume de assinaturas, 30% de redução de custos. Lançamento de campanhas regionais contra a violência, de divulgação do Código Nacional de Trânsito e de utilização de jornais nas escolas das redes municipais e estaduais. Representava o jornal nas principais negociações com fornecedores e em instituições como a Associação Paulista de Jornais e Associação Brasileira de Jornais.

• TV BANDEIRANTES – 1995 e 1996
Diretor regional de jornalismo
Principais resultados: formação de equipe, definição de conceitos, preparação e lançamento de jornal regional que persiste até hoje na região do Vale do Paraíba.

• TV GLOBO – dezembro de 1990 a julho de 1994
Chefe de redação
Principais resultados: formação de equipe, definição de estratégia editorial em consonância com a Central Globo de Jornalismo, manutenção de dois jornais diários (SPTV 1a edição e SPTV 2a edição), além de produção de material jornalístico para participação em telejornais de rede, como Jornal Nacional, Jornal Hoje, Bom Dia São Paulo, Fantástico e Globo Rural. Responsável (produção, chefia e edição) pelo programa-piloto Globo Comunidade.

• EMBRAER – julho de 1986 a dezembro de 1990
Assessor de Imprensa Nacional
Principais resultados: consolidação do house-organ semanal Bandeirante, premiado como melhor veículo de comunicação interna dos anos de 1988 e 1989 pela Aberje – Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial. Atendimento aos principais veículos da imprensa nacional e internacional. Autor de reportagens publicadas na revista Aviation Week (EUA), Revista Manchete e Revista Flap Internacioonal.

• REVISTA MANCHETE – outubro de 1984 a julho de 1986
Chefe de reportagem

• REVISTA MANCHETE – período de 1977 a 1984
Repórter colaborador e depois repórter especial

• INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS – período de 1976 a 1984
Assessor de imprensa

• GLOBAL EDITORA E DISTRIBUIDORA – 1975 a 1976
Gerente de produção


      Cursos

Mestre em Literatura e Crítica Literária - PUC/SP (2003)

Especializado em Jornalismo Eletrônico pela ECA/USP (2000), com a professora doutora Beth Saad Corrêa

Mestrado incompleto na Universidade de Wisconsin, em Madison, Estados Unidos, durante os anos de 1981 e 1982. Total de 16 créditos tomados nas seguintes disciplinas: Jornalismo Internacional, Fotojornalismo, Fotografia para Publicações e Relações Públicas Aplicadas ao Gerenciamento de Jornais (bolsista da Fundação Rotária Internacional)

Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo (graduado em 1984) - registro no MTB número 16.027
Curta licenciatura em Letras com Inglês na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (São Paulo) - 1977/1978


      Línguas

Inglês - fluente

Espanhol - fluente

Francês - bom nível de leitura, conversação e escrita

Italiano - algum domínio; lê com facilidade


      Experiência acadêmica


Professor da Uniban, no ano de 2006, nas cadeiras de Redação Empresarial e Língua Portuguesa: Usos e Sintaxes.

Professor da Universidade de Taubaté, de março de 1989 a maio de 1999, responsável pelas cadeiras de Técnicas de Reportagem e Entrevista, Edição e Introdução ao Jornalismo. Professor responsável pela orientação de projetos experimentais de graduação do último ano do curso de Jornalismo.

Autor do curso on line de Redação Empresarial, disponível no site www.catho.com.br

Responsável pelo curso "Técnicas de Redação" do Centro de Treinamento da Embraer, julho e setembro de 1990

Responsável pelo curso "Técnicas de Redação" para a Fuji Film do Brasil em Caçapava

Professor de inglês avançado nas Escolas Fisk de Cruzeiro, São Paulo, 1977


      
Trabalhos publicados


Livro " Imprensa, Poder e Crítica" (autor), Alexa Cultural, 2006.

Livro “O sucesso é inevitável – coaching e carreira”, de Maurício de Paula (edição de texto), Editora Futura, 2005.

Artigos na Revista Ângulo, das Faculdades Teresa D’Ávila de Lorena, 2002

Livro “Caminhos da Solidariedade” (participação), Editora Gente, outubro de 2001

Livro “Gerenciamento da carreira do executivo brasileiro: uma ciência exata” (co-autoria com Thomas A. Case, Ph.D., presidente do Grupo Catho), edição Grupo Catho, março de 2001

Livro “A vida não pode ser só isso”, biografia romanceada da cantora Vanusa (co-autoria com Gabriel Chalita e João Henrique Schiller), Editora Saraiva, outubro de 1997

Reportagens nas revistas mencionadas e trabalhos de free-lancer para a Revista Veja (São Paulo), Revista Ato (São José dos Campos), Jornal Valeparaibano (São José dos Campos) e Revista da Fundação Visconde do Cabo Frio (Brasília)

“Terremoto”, tradução do inglês do original Earthquake, de George Fox, para a Global Editora e Distribuidora Ltda.

“Buda e Jesus – Diálogos”, tradução do inglês do original Budah and Jesus - Dialogues de Carrin Dunne, para a Editora do Pensamento.

“O Vale da Morte”, tradução do inglês do original Kilkenny, de Louis L'Amour, para a Global Editora e Distribuidora Ltda.

“Glossário Brasileiro de Sensoriamento Remoto”, organização, compilação e tradução de termos técnicos usados em Sensoriamento Remoto, para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

“Mosaico Informativo do Vale do Paraíba”, artigo de abertura do livro Vale do Paraíba - Política e Sociedade, da Editora Santuário, Aparecida, SP, 1993.

“Revista do Mercado”, publicação da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, voltada para economia, destinada a empresários, 1995/1996 (editor-chefe)

“A vida não pode ser só isso”, biografia da cantora Vanusa, Editora Saraiva, 1997 (co-autoria)

“Banzai Brasil – em nome da amizade”, história da colônia japonesa de São José dos Campos, JAC Editora, 1998 (pesquisa, edição e texto)

“Mulher – daqui pra frente” – livro institucional da Organização Não-Governamental SOS Mulher, de São José dos Campos – IMESP/1999 (pesquisa, edição e texto)

“Ciência e Tecnologia no Brasil” – livro institucional para os 15 anos da Funcate (Fundação de Ciências, Aplicações e Tecnologias Espaciais), São José dos Campos, em produção (pesquisa, edição e texto)


      Títulos

Prêmio Hotel Frade de melhor texto em reportagem de turismo no ano de 1986, com a matéria "São Luís e Alcântara - Portais do Maranhão", publicada na Revista Geográfica Universal.

Academia Cachoeirense de Letras e Artes, titular da cadeira 17

Primeiro colocado na Primeira Antologia de Contos do Vale do Paraíba e Litoral Norte (1987)

Primeiro colocado na Segunda Antologia de Contos do Vale do Paraíba e Litoral Norte (1988)

Primeiro colocado no XXVI Concurso de Contos de Paranavaí, Paraná (1997)